QUAL É A DESCULPA?


Qual é a Desculpa?

Existem momentos nos quais não adianta mais tentar entender o que faz certas pessoas comportarem-se da maneira como o fazem diante de tantas evidências sobre determinados assuntos. Porém, quando somos os envolvidos é difícil permanecer sem querer uma explicação razoável.

Acontece que mesmo que a verdade seja clara como as mais cristalinas águas - como já referido em outros termos acima - essas pessoas  preferem acreditar nas versões mais absurdas e fantasiosas que são difundidas quase sempre com intenções pouco nobres. 

O ser humano tem a tendência de crer naquilo que mais lhe agrade e que seja conveniente aos seus interesses e  preconcepcões. O contrário seria uma derrota. Então, deixa a verdade em segundo plano para atender aos propósitos pessoais e ser vassalo da mentira desde que o contemple. Somente isso já explicaria muita coisa...

Quem ousa desafiar a verdade munido de informações falsas com a intenção de defender pontos de vista equivocados os quais indubitavelmente provocam grandes e trágicas injustiças irá alegar ignorância sobre a verdade quando não restar alternativa e ver-se imundo pelo que tenha provocado. 

E mais: quando não restar desculpa para ter aceito honestamente o confronto com a verdade e haver questionado-se minimamente sobre o caminho defendido já poderá ser tarde para  arrependimentos. Nem sinceros, nem aqueles desconectados dessa natureza. É razoável que se explique, então: não há desculpa.


William Contraponto
williamcontraponto@hotmail.com
TikTok @williamcontraponto